Páginas

domingo, 6 de março de 2011

Florence Nightingale



Hoje falaremos de mais uma mulher especial, Nascida na cidade de Florença, Italia, Florence Nightingale é com certeza o tipo de pessoa que podemos conciderar essencial para algo.
Florence desde muito jovem preocupava-se com os problemas causados pela falta de remédios e impossibilidade de tratamento médico aos pobres. Alfabetizada pelo pai tinha alguns diferencias na educação e falava varias línguas. Mesmo contra a vontade da família formou-se enfermeira e decidiu que cumpriria o que chamava de missão, ajudaria os mais necessitados.
Mulher de coragem e inteligência admirável, Florence esteve presente durante a guerra de Criméia entre 1854 e 1856, e fez parte do exercito Britânico. Durante o seu trabalho de assistência no exercito fez varias constatações que consolidariam as bases da enfermagem até os dias de hoje. Esta mulher visionaria observou como as condições de higiene era essencial para a recuperação dos enfermos, fato comprovado como causador de mortes e infecções, além disso, não importava-se apenas com o estado físico dos pacientes, mas com seu bem estar social, também revolucionou ao utilizar gráficos sobre diagnósticos e de estatísticas sociais.
Durante a sua vida dedicada as pessoas carentes, Florence não fazia discriminação de cor, raça ou clero, intencionada apenas à ajudar de algum modo Em 1860 abriu a primeira escola de enfermagem do mundo, parou de trabalhar em 1901 quando ficou cega, e em 1910 morreu em Londres.
Sua trajetória de lutas e idéias transpassaram as linhas do tempo, e seu nome será sempre uma referência essencial digno de suas conquistas e descobertas.



Para saber mais sobre ela, acesse: http://www.pucrs.br/famat/statweb/historia/daestatistica/biografias/Nigthingale.htm

Um comentário:

  1. Estou amando conhecer a história dessas mulheres!!! Cada uma mais diferente que a outra, e ao mesmo tempo tantas coisas em comum. Parabéns pelos posts, vcs são 10!!!

    ResponderExcluir