Páginas

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Mangá - Origem e Influências



Desde que foi criado, o mangá é visto como uma revista de muitas páginas, impressos em uma única cor, feitos á nanquim e utilizando técnicas como hachuras e retículas. Em média são publicadas 20 páginas semanais em um trabalho realizado por equipes, em almanaques como a Shonen Jump. Existem séries que começam a ter um sucesso maior em vendas, algumas ganham edições especiais em livros e impressas em papéis de melhor qualidade, estas séries são publicadas em média uma por ano.
É dito que o mangá tem sua origem no ano de 1945, logo após a segunda guerra mundial, quando a situação no Japão era de pobreza e não havia algo que os divertia. Nesta época tinha destaque o rádio e apresentações do teatro com personagens de papel chamado Kamishibai. A TV teve sua transmissão iniciada somente em 1953. Com isso o único meio de diversão era o Kamishibai, onde em Tóquio havia cerca de 3 mil narradores, a apresentação mais popular da época era a Ogon Bat, cujo personagem se tornou ilustração em livros, transformando-se em um “best-seller”.
Até 1953, havia um grande número de publicações, com dezenas de revistas ilustradas. Com grande sucesso entre os japoneses, algumas séries como o Shonen Kenya transformaram-se em filme para televisão, publicações em gibi e transmissão em rádio, em 1984 se tornou desenho animado. Nesta época surge então o trabalho daquele que é considerado o mestre do mangá, Osamu Tezuka, nascido em 1926. Desde que Osamu Tezuka criou o mangá do protagonista Astro Boy, o qual era direcionado ao público infanto-juvenil, houve várias mudanças e influências no meio social. Podemos notar certos comportamentos relacionados principalmente aos jovens, como cortes de cabelos diferentes do costume, vestimentas que por muitas vezes são buscadas no mangá e anime, referências para se criar certas roupas pelos estilistas. Alguns jovens se adaptam tanto á esse “modismo”, que são capazes de agir como o personagem favorito da historia fictícia. Os personagens em geral possuem características estéticas e exóticas, corpos esbeltos e andrógenos, olhos grandes e coloridos, roupas que representam tanto a cultura oriental quanto a radicalização do ocidente, como por exemplo: bermudas e bonés virados para trás, sendo assim o desenho é constituído por características atrativas e atraentes. Personagens vistos hoje em dia, como os de Pokémon, Digimon, Dragon Ball, Naruto entre outros, podem ter toda uma ambientação, que podem ser influenciadas por características do ocidente, como as produções da Walt Disney. Alguns animes como Dragon Ball, não são só recursos da cultura televisionada, mas também da cultura editorial, com desenhos sofisticados e atraentes, o consumo a partir destas séries também cria e fortalece o conceito social. Um grande exemplo da influência do mangá exercida nos jovens é o Cosplay. Uma atividade que tem um número cada vez maior de praticantes, o cosplay pode ser visto principalmente em eventos de mangá e anime, onde esses jovens e até muitas vezes os adultos utilizam as vestes dos seus personagens favoritos e se comportam como tais. Atualmente nestes eventos surgiram campeonatos com premiações para aqueles que se “adaptarem” melhor ao estilo de seu personagem escolhido. As influências desta arte nipônica vêm crescendo á cada dia, com isto a mídia tem aumentado a procura por séries que estão “estourando” no Japão como o mangá e anime Naruto. Há também grande utilização desta arte em meios de publicação, para criar comerciais, games, cartazes, brinquedos entre outros. Bom, este foi um "pequeno" texto sobre o mangá, deixo aqui também algumas imagens, de um mangá que está sendo publicado atualmente e que vem sendo um dos que fazem mais sucesso entre os leitores, o mangá Bleach, criado por Tite Kubo.  

5 comentários:

  1. Quais são as principais características do Mangá?

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de mangá e estava me perguntando de onde vem o mangá?

    ResponderExcluir
  3. ola,meu nome é nicollas.eu queria saber se o gibi em manga faz parte da arte?

    ResponderExcluir
  4. Olá, vou responder as 3 perguntas. As principais características do Mangá são: Olhos grandes e coloridos, cabelos coloridos, personagens mais estilizados do que o estilo Americano e expressões fortes..., Ah, e o mangá se lê de trás para frente e da direita para esquerda. Agora sobre a origem do mangá, é dito que ele foi criado em 1945 no Japão, após a Segunda Guerra Mundial. O Mangá faz parte da arte sim, assim como as Histórias em Quadrinhos, pois quem desenha tem que colocar na hístória toda sua criatividade, assim como desenvolver seu próprio estilo de se expressar, através dos desenhos elaborados para o Mangá.

    Espero ter ajudado nas perguntas, obrigado por participar, e pergunte cada vez mais... Afinal, Perguntando Se Aprende... XD

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto, parabéns otaku [:

    ResponderExcluir