Páginas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Carnaval, o povo faz a festa!


O ano mal começou e já chegou o carnaval, a mais tradicional festa brasileira, cheia de suas cores, histórias, fantasias e samba. Esta data chega repleta de alegria para encantar e divertir os apreciadores desta arte, e é claro que esta simpatia pelo carnaval não é uma unanimidade, mas o interessante é que mesmo os não simpatizantes fazem bom uso deste feriado nacional.

Entre os que não encaram o carnaval como a melhor data para festas ou qualquer tipo de entretenimento as opções ficam reduzidas, no entanto é difícil ouvir alguém dizer que dispensaria uma viagem no feriado ou a mordomia de apenas descansar sem grandes preocupações.

 Mas apreciadores ou não, se engana quem pensa que o carnaval se resume em samba enredo e mulatas seminuas, a começar pelas famosas passistas que estão cada vez mais loiras, morenas, mestiças, enfim a variedade é imensa para agradar a todos os gostos. Mas o fato é que o carnaval além de ser a “festa da carne”, nos apresenta fatos culturais através da arte contada pelo samba e ilustrada através de seus integrantes e suas fantasias, em cada apresentação descobrimos com muita alegria e samba no pé um pouco mais sobre a história do Brasil e do mundo.

Em cada região do país nos deparamos com uma realidade diferente de comemorar o carnaval, além dos tradicionais desfiles que assistimos pela televisão, temos os trios elétricos espalhados pelo nordeste, além das outras cidades que grandes ou pequenas mantem as suas tradições carnavalescas, o importante é fazer valer a sua arte e exalar a cultura local.

Em São Paulo podemos contar com os tradicionais bailes, e os desfiles das Escolas de Samba no Anhembi, mas além destas opções mais famosas entre o grande publico também podemos apreciar de perto a organização e apresentação dos grupos que formam as escolas de bairro. Muitas vezes formadas ou incentivadas por integrantes das grandes Escolas carnavalescas, os tradicionais desfiles de bairro trazem mais do que comercio ou exposição para a mídia televisiva, a ordem é apenas amor e diversão.  

Ao acompanhar a organização e os preparativos para a festa, é fácil perceber a felicidade dos participantes, são integrantes que além de se sentirem bem ao se apresentarem para a sua comunidade trazem consigo um verdadeiro amor por tal ato, geralmente esses valores são passados através das gerações, e o mais bonito é que todos querem participar de algum modo deste momento, sem mencionar sobre as crianças que participam e crescem se sentindo parte das tradições e cultura do bairro, simplesmente maravilhosa a sensação de participar do publico que admira e valoriza este momento e encara isto como algo além de um feriado prolongado.

E que o carnaval finalmente aconteça, e seja possível uma troca real de conhecimento, para que a data não se resuma em bebidas, acidentes ou qualquer coisa que atrapalhe a festa, a ordem é apenas se divertir. Bom carnaval e juízo a todos!
Texto por : Grazy Nazario.

Nenhum comentário:

Postar um comentário