Páginas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O Preço do Progresso


Para quem mora em Itaquera está sendo fácil acompanhar o progresso e as transformações do bairro. A cada dia algo novo acontece principalmente nos arredores da Arena do Timão no metro Itaquera, a cada trecho uma nova cara, uma nova via e muito transito.

Mesmo com tantas mudanças em um prazo tão curto não podemos negar que ainda há muito que fazer, 2014 já se aproxima e mesmo com as obras constantes e em ritmo acelerado corremos o risco de atrasar as obras para a abertura da tão esperada copa.

Estamos vivendo um misto de euforia, trabalho e correria e tudo isto unido tornará real a nossa Copa de 2014, Itaquera já está “acontecendo” e causando transtornos e melhorias para Zona leste e logo estes efeitos se espalharão por toda São Paulo. É claro que não é muito agradável a cada dia andar em uma via diferente, sob um transito caótico, com tantas variações em nosso dia a dia, mas este é o preço do progresso, mesmo que este progresso divida opiniões e transite entre ganhos arquitetônicos, despejos ou ações desumanas, como geralmente acontece nas grandes construções em nome desse tal progresso.

E como medir os estragos e benefícios gerados por estas grandes construções? Será que a beleza será permanente ou passageira? E o progresso acontecerá de verdade ou apenas por um momento? Terão os moradores dos arredores e outros prejudicados seus direitos garantidos e suas vidas melhoradas a partir dessas grandes transformações?

Estas perguntas somente o tempo nos responderá, e é claro que temos que ficar atentos, pois tudo tomará os rumos que nós moradores permitimos, mais do que nunca é preciso participar das decisões do nosso bairro.

No entanto, mesmo diante de tantas indagações e incertezas não é difícil admitir o quanto é interessante e um privilegio acompanhar tantas mudanças, e sem perceber apagar da memoria a antiga imagem de Itaquera, a velha “pedra dura” esta cada vez mais petrificada e sólida.

Para os pessimistas de plantão espero realmente que errem a previsão de que o nosso tão esperado evento será um fiasco, e que estas opiniões apenas causem um pequeno suspense para no final apresentarmos para o mundo um evento espetacular, desde o Estádio do Corinthians, palco da abertura, se estendendo para todo o Brasil comprometido com a Copa.  

A nova imagem arquitetônica toma conta da nossa região, o comercio aquecido e os imóveis cada vez mais valorizados ilustram estas bruscas e necessárias modificações, o antes desconhecido bairro já esta ficando com cara de Copa do mundo e os brasileiros e Itaquerenses cada vez mais ansiosos, que venha o progresso e seus benefícios, e os problemas resolvidos sem grandes prejuízos sociais.  

Texto Por : Grazy Nazario.

2 comentários:

  1. O que esperar deste futuro incerto, será que seremos agraciados por um novo momento, ou será o fiasco como descrito no texto esperar para ver, espero que seja um grande sucesso para os moradores de Itaquera, porque até neste instante só estou vendo prejuízos para quem deverá abandonar seu lar e aqueles que terão que repartilhar um pouco mais do seu salário tão pouco para pagar imensas taxas de aluguel. Professora o que devemos esperar em 2014?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu querido... isto saberemos como tempo mesmo, mas temos que ficar atentos nas reuniões de bairros, e fazer denuncias, as coisas não podem caminhar apenas para o lado negativo, ja basta tudo o que sofremos diariamente para continuar sendo trabalhadores e honestos!

      Excluir