Páginas

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O jeitinho Brasileiro - Fluminense

Não existe duvidas quanto a influencia do futebol entre os brasileiros, as pessoas assistem aos jogos e acompanham os campeonatos com um prazer inexplicável, comentam, torcem e fazem do seu time um membro da família. Para os amantes de futebol as emoções podem ser múltiplas desde grandes jogadas, derrotas e vitórias, em alguns casos a gloria pode estar apenas em permanecer onde está, entre os melhores, ainda que não seja o melhor.  

É difícil entender como algo tão “popular” e que aparentemente seria apenas uma distração ou entretenimento para os seus torcedores pode se tornar alvo de tantas barbaridades com os expectadores, clubes e regras, a sujeira e desigualdade é tão cruel que se torna intragável.

Na frente de quem quiser ver os absurdos são praticados, não é novidade que o clube do Fluminense participou do ultimo campeonato de forma descompromissada com seus jogadores, e isto se estende desde contratações a compromissos técnicos, mas isto acontece, faz parte do futebol e acontece nas “melhores famílias”, e não apenas o clube carioca sofreu com isso.

No entanto, o clube apela descaradamente para permanecer entre os melhores, diante de uma argumentação chula o Fluminense faz papel de ridículo e coloca em duvida o compromisso com a dignidade, e sem medir esforços passa por cima de qualquer um para a todo preço se manter na série A do campeonato brasileiro, do qual alias, já foi rebaixado outra em outra ocasião, inclusive até a serie C, e neste momento o jeitinho brasileiro funcionou e sem as disputas necessárias voltou para competir entre os melhores do Brasil.

O prejudicado da vez, o clube pequeno de São Paulo Portuguesa deve pagar pela mediocridade do clube por não aceitar a punição de ter apresentado um futebol ruim durante o campeonato, na verdade a questão não esta em defender a Lusa, clube alias que tenho grande simpatia, o que esta em questão é o modo “ pegar pelo em ovo” para garantir uma posição que não se merece, que não fez jus, e para isso prejudicar descaradamente um clube como a Portuguesa que se mantem sob varias dificuldades financeiras e administrativas e ainda assim conseguiu honrar a sua permanência na serie A.

Outros clubes de grande notoriedade já passaram por esta mesma situação, e sempre cumpriram dignamente o que está no regulamento sem puxar o tapete de ninguém, isto não é vergonha alguma, na verdade é o reconhecimento de que não se jogou tudo o que poderia ou deveria, e uma oportunidade de aprender com os erros e melhorar, infelizmente o time carioca não pensa assim, e nos faz desacreditar no futebol, e na sua seriedade.

Longe de ser um clube desportivo o Fluminense denigre a imagem do futebol brasileiro e sem honras e glorias insiste em aniquilar o outro sem assumir a sua própria culpa, além disso, o próprio Fluminense cometeu um erro parecido com o que esta prejudicando a Portuguesa, e outros clubes também e foram penalizados de outra forma, então se é para julgar, que sejam todos julgados.


Entre desesperados e decepcionados aguardamos as decisões da justiça que se diz cega e nos trata como burros ou ingênuos diante da manipulação do caso. Torcedores e clubes é preciso se  unir e cobrar do órgão responsável o cumprimento da lei não apenas como uma obrigação, mas mantendo-se honesto ao principio do esporte, competição e honra, o esporte é elevação de caráter e não desconstrução dele.        

   Grazy Nazario. MTB. 74588/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário