Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Indira Gandhi



Em Dezembro de 1917, nascia Indira Gandhi, primeira ministra da Indía, mulher esta que também é dotada de adjetivos para estar destacada nesta data especial. Filha do politico Jawaharlal Nehru, Indira iniciou sua carreira como assessora de seu pai, mas logo assumiu outros cargos até alcançar um dos cargos de maior importância no país.

A trajetória política de Indira Gandhi inicia-se por volta de 1946, quando depois de assessora ela se torna Ministra da India. Dona de idéias ousadas, Indira pretendia implantar uma sociedade socialista própria para os indianos, a partir disso sua intenção era melhorar os padrões de vida, mas diferente de exemplos dos outros paises, Indira queria preservar a cultura da sociedade indiana. Sua atuação influencia de forma intensa a consolidação nas instituições politicas do seu país.

Mesmo sendo uma pioneira em cargos de tamanha grandeza, Indira revelou-se de grande importância politica, considerada na época a mulher mais importante do mundo, dizia não ter medo das comparações com os homens e quando perguntada sobre as diferenças dizia:
"Alguns dizem que mulher não tem tanta força quanto o homem. Não sei, não posso dizer nada, nunca fui homem, mas eu tenho com certeza maior força física do que qualquer um daqui".

Em 1984 Indira foi assassinada por membros de sua guarda pessoal, os sikhs, em represalia por reprimir a revolta desse grupo religioso.

Para saber mais, acesse: http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Politicos/B_IndiraGandhi.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário