Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Show de Cultura!

Existem algumas situações que realmente podem fazer diferença em nossa singela condição existencial, momentos impagáveis que ora nos torna apenas parte de uma multidão e ora nos afirma o quanto somos importantes e únicos. Reflexões assim, entre tantas outras estão entre os benefícios possíveis quando inserimos e nos permitimos sermos tocados pela arte e cultura.

Ainda quando menina já apreciava teatro e eventos culturais, era algo comum para alimentar a minha fértil imaginação, alias que permanece viva até hoje, é como um alimento para a alma, é algo que somente quem conhece e aprecia consegue descrever. No entanto para quem não se permite novas sensações ficará sem conhecê-las, permanecerá na inercia do desconhecido sem amenos definir se lhe agrada ou não as novas e diversas experiências oferecidas através das artes. Muitas vezes não nos permitimos coisas novas por simples ignorância, apenas por não conhecer ou não estar acostumado a tal atração social, afinal existem coisas que são mais difíceis de nos habituar quando somos adultos, e nos tornamos mais resistentes com o passar do tempo, quando perdemos a curiosidade de criança, alias um bem sagrado que deveria permanecer vivo em todos nós.

Fiquei feliz ao saber da iniciativa social promovida pela secretaria da cultura de São Paulo, que está oferecendo nas unidades do CEU Localizados principalmente nas comunidades carentes de São Paulo, eventos culturais para a comunidade, isto permite para a população a oportunidade única de ter acesso a bons trabalhos, que oferecem textos espetaculares e atores incríveis como Fernanda Montenegro, Reinaldo Gianechini, Erick Marmo, Barbara Paz, entre outros. As instalações das unidades do CEU contém todo o suporte para receber tais espetáculos e possibilitar sensações diferenciadas através de cultura e arte, e vale dizer que além de teatro, também estão na grade espetáculos de dança e shows musicais de reconhecimento positivo pela critica. Estive em algumas apresentações mencionadas, e enquanto estava na fila aguardando a distribuição dos ingressos, observava a ansiedade das pessoas por ver a atuação de atores que conhecem apenas através da televisão, e mais que isto, muitos iam pela primeira vez em uma apresentação de teatro, o que realmente é grandioso para a sua experiência pessoal.

Por não ser uma atração de preços populares, o teatro não está entre as principais atrações para as pessoas de baixa renda, assim somos obrigados a partir para opções mais baratas, perdendo grandes espetáculos e programação diferenciada. Acesso à cultura! São iniciativas como estas que precisam ser reproduzidas, trata-se de projetos que promovem eventos visando oportunidades às pessoas que buscam novos conhecimentos e amplitude de repertorio cultural, independentemente de sua condição social, todos nós temos direitos a cultura em sua extensa magnitude, precisamos ter acesso para decidir se apreciamos ou não as linguagens artísticas existentes. Parabéns aos responsáveis pela iniciativa e continuem trabalhando em prol da população carente. È disso que o Brasil precisa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário