sábado, 15 de dezembro de 2012

E O FIM DO MUNDO SE APROXIMA!


Segundo o calendário dos Maias o fim do mundo acontecerá no próximo dia 21, desesperos e dúvidas a parte, o fato é que supersticiosos ou não, e mesmo sem grandes manifestações é comum ouvirmos comentários sobre o assunto.

Diante da pergunta curiosa de uma criança se realmente aconteceria o fim do mundo me fiz alguns questionamentos, enquanto me divertia ao elaborar uma resposta que convencesse a ele e principalmente que me fizesse acreditar ou não na questão, pensei em varias situações e estudando superficialmente desde o ateu até o mais religioso percebi que existem vários ângulos para tal questão. Então o fim do mundo acontecerá no dia 21-12-2012?

Logicamente não será eu, apenas mais um pequeno “grão de areia” neste mundão que irá responder com precisão algo tão complexo e praticamente impossível de solucionar antes da data citada alias, sabemos bem que não é a primeira nem será a ultima vez que especulações como esta surgirão, também não é novidade que diversas pessoas acreditam outras de jeito nenhum e existem também aquelas que simplesmente ignoram o assunto (estas são a minoria), o fato é que este assunto levanta polemicas entre os mais divertidos e críticos.

Entre as coisas mais comuns ouvimos pessoas dizer que comprarão de tudo e a divida não será paga, também que vão se embebedar, rir demais, enfim fazer tudo o que não fizeram até agora, muitas vezes viver situações que jamais viveram por falta de tempo, dinheiro ou coragem mesmo. Assim penso ser engraçada a relação que temos com a vida, muitas vezes não nos permitimos viver coisas tão simples, e situações como a cobrança social, cotidiana e muitas vezes de subsistência nos impedem, e assim nos limitamos, vestimos sozinhos as próprias amarras imaginarias, estas as mais fortes que já conheci. É preciso de algo desta dimensão para pensar em nós mesmos como parte da nossa vida, das nossas relações com o outro, enfim sobre como prosseguir na dadiva de viver.

Entre as mais bizarras situações os defensores do apocalipse, fim dos tempos e tudo que inclui a destruição em massa (apesar da violência já fazer este papel), apontam este inicio nos desastres terrenos e citam também como uma das causas o alinhamento dos planetas previsto também para o final de 2012, além dos Tsunamis e outros fenômenos naturais, a ideia é procurar explicações e formas convincentes de apresentar suas argumentações, que para alguns  grupos não necessariamente acabará no dia definido, defendem a ideia de que o Fim está acontecendo aos poucos a cada dia. Cabe as pessoas escolher a explicação que lhe convence e conviver a com a sua própria verdade.

Enfim quanto à resposta para o curioso de plantão, me dignei a responder apenas o que sabia, ou seja, que especulações assim existiram durante toda a existência da humanidade, que em nada isto tem de novidade, também me atrevi a dizer que o “fim do mundo” pode ser relativo, e como ouvi da minha mãe a vida inteira, “ o mundo acaba para quem deixa de viver”, e que o bom seria viver todos os dias como se fosse a ultima chance de fazer o “bem” para si e para os outros, que a felicidade deve estar em nossos planos quando recebemos a chance de abrir os nossos olhos a cada novo amanhecer... Creio que ele se convenceu não me perguntou mais, e também não se diz mais tão preocupado com o assunto. Mas espero que o dia mencionado não nos traga surpresas, porque qualquer chuva mais forte fará pessoas se esconder embaixo da cama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário