Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

CURIOSIDADES - O QUE É NEGRITUDE ???



Negritude é uma palavra que possui vários significados referindo-se a própria raça negra. Historicamente a primeira tomada de consciência de uma situação de dominaçao e discriminação surgiu com a revolta dos escravos do Haiti, que chegaram a obter a independencia em 1804. No Brasil os quilombos representaram o menifesto de revolta contra o dominador até a aboliçao brasileira em 1888, sendo este o ultimo país a acabar com a escravidão.


Negritude é um movimento ideológico com destaque na literatura que surgiu em Paris por volta de 1934, sendo definido pelo poeta Antilhono Aime Cesaire, mas o nome negritude, só foi batizado assim em 1939, quando é utilizado em um de seus poemas, tornando a obra fundamental da negritude, que tinha o propósito quando iniciada de promover a igualdade entre os homens de todas as raças.


Sendo assim negritude é um movimento com o objetivo de promover uma ruptura em um padrão cultural que diz e afirma ser elevado, e imposto pelos colonizadores como única e universal. Neste contexto, o movimento pregava a conscientização e construção de uma consolidação da identidade negra sem desprezar sua origem, como era vendido pela raça dominante.
Poema:

Se negro sou bode

Pouco importa, o que isto pode?

Bodes há de toda casta,

Pois que a espécie é muito vasta.

autor: Luiz Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário